Quando surgiu a Cirurgia Robótica

A Cirurgia Robótica é o avanço da cirurgia minimamente invasiva e apesar de já existir desde 1989, chegou ao Brasil somente em 2008 e mais recentemente em Curitiba.

Há diversos modelos de robôs para diferentes cirurgias e especialidades como Urologia, Cirurgia Cardíaca, Cirurgia torácica, Cirurgias ginecológicas, Cirurgias pediátricas, Cirurgias de cabeça e pescoço e Cirurgia geral.

O que é a Cirurgia Robótica

Assim como a laparoscopia, é uma cirurgia que por meio de pequenos orifícios são introduzidas a câmera e pinças cirúrgicas onde os movimentos dos instrumentos são realizados por braços robóticos.

O robô é totalmente operado pelo cirurgião que fica sentado onde chamamos de “console” controlando os braços robóticos por meio de joysticks.

Vantagens da cirurgia robótica para o paciente e cirurgião

A Cirurgia Robótica hoje

Hoje o maior volume de cirurgias com auxílio de robô, são realizadas para o tratamento do câncer de próstata, câncer de rim e câncer de bexiga. Na Cirurgia do Aparelho Digestivo, utilizamos em casos indicados de Câncer de Estômago, intestino e demais órgãos e a Cirurgia Bariátrica.

Curtiu?
Compartilhe nosso conteúdo



adenocarcinoma andrenassif aparelho digestivo azia bariatrica bile brasil cancer cancer de esofago carcinoma espinocelular cirurgia bariátrica cirurgia hérnia clínica nassif colecistite coledocolitiase congresso contraindicação cálculo biliar dadosbrasil dexlanzoprol dr nassif endocrinologia endocrinologista esofagectomia esofago estenose estômago gastro hérnia hérnia epigástrica hérnia incisional hérnia inguinal hérnia umbilical ibps megaesofago obesidade omeprazol pancreatite pantoprazol pedra na vasícula refluxo sobrepeso tabagismo vesícula vesícula biliar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *