Quando surgiu a Cirurgia Robótica

A Cirurgia Robótica é o avanço da cirurgia minimamente invasiva e apesar de já existir desde 1989, chegou ao Brasil somente em 2008 e mais recentemente em Curitiba.

Há diversos modelos de robôs para diferentes cirurgias e especialidades como Urologia, Cirurgia Cardíaca, Cirurgia torácica, Cirurgias ginecológicas, Cirurgias pediátricas, Cirurgias de cabeça e pescoço e Cirurgia geral.

O que é a Cirurgia Robótica

Assim como a laparoscopia, é uma cirurgia que por meio de pequenos orifícios são introduzidas a câmera e pinças cirúrgicas onde os movimentos dos instrumentos são realizados por braços robóticos.

O robô é totalmente operado pelo cirurgião que fica sentado onde chamamos de “console” controlando os braços robóticos por meio de joysticks.

Vantagens da cirurgia robótica para o paciente e cirurgião

A Cirurgia Robótica hoje

Hoje o maior volume de cirurgias com auxílio de robô, são realizadas para o tratamento do câncer de próstata, câncer de rim e câncer de bexiga. Na Cirurgia do Aparelho Digestivo, utilizamos em casos indicados de Câncer de Estômago, intestino e demais órgãos e a Cirurgia Bariátrica.

Curtiu?