Sabemos que a cirurgia bariátrica é uma ferramenta muito eficaz para o tratamento da obesidade e suas doenças associadas mas, por ser um procedimento definitivo, muitos tem a dúvida de como será o resultado á longo prazo e qual o peso esperado.
Recentemente, foi apresentado no Congresso Europeu de Obesidade o projeto SOPHIA. Através de uma base em dados de diversos estudos clínicos, conseguiram desenvolver uma “calculadora“ que com apenas 7 fatores de fácil acesso, é possível prever de forma confiável uma faixa de perda de peso esperada para o paciente. Os 7 fatores são: peso inicial, altura, idade, se é fumante, se possui diabetes, caso sim anos de diabetes e o tipo de cirurgia.
Com base nestes dados, é criada uma curva de perda de peso, que pode agregar várias vantagens, sendo possível discutir antes da cirurgia qual a faixa de peso predita, analisar as expectativas após a cirurgia e acompanhar o pós-cirúrgico no decorrer dos anos.
Acesse o site para fazer o cálculo é entender mais sobre a pesquisa:
https://bariatric-weight-trajectory-prediction.univ-lille.fr/
Gostou deste conteúdo?
Siga nossas redes sociais:
- Projeto SOPHIA
- Relatos de Bariátricos
- Como a Cirurgia Metabólica reduz as doenças associadas à obesidade?
- A importância da colonoscopia após os 45 anos
- 9 sintomas de problemas na vesícula biliar
aparelho digestivo bariatrica cancer cancer colon cancer de estomago cancer de intestino cancer reto cirurgia cirurgia bariátrica cirurgia do aparelho digestivo cirurgia hérnia cirurgia metabólica cirurgia por vídeo cirurgia robótica colonoscopia câncer de estômago diabetes doença esofago estomago gastrectomia gastrectomia parcial gastrectomia total habitos Helicobacter pylori hernia hernia inguinal h pylori ibps Intestino nutrição obesidade omeprazol pantoprazol peso prevenção pólipos pós bariátrica qualidade de vida refluxo sintomas sobre peso síndrome metabólica videolaparoscopia índice de massa corpórea