colonoscopia
colonoscopia polipos cancer reto colon

A colonoscopia é indicada para investigar sintomas do trato digestivo mas principalmente para rastrear e prevenir o câncer de intestino e do reto. O exame possibilita identificar e remover pólipos e lesões benignas que podem se transformar em um tumor maligno.

Este tipo de câncer é a terceira maior causa de mortes por câncer no Brasil e no mundo e a realização regular da colonoscopia pode reduzir entre 50% e 60% essas ocorrências.

O rastreamento deve-se iniciar aos 45 anos, quando aumenta a incidência da doença, ou antes quando o paciente tem fatores de risco como a retocolite ulcerativa e síndromes hereditárias, como síndrome de Lynche. Sua repetição poderá ser indicada após cinco anos ou antes, de acordo com a análise dos riscos e resultados.

Gostou deste conteúdo?
Siga nossas redes sociais:



adenocarcinoma andrenassif aparelho digestivo azia bariatrica bile brasil cancer cancer de esofago carcinoma espinocelular cirurgia bariátrica cirurgia hérnia cirurgia robótica clínica nassif colecistite coledocolitiase colonoscopia congresso contraindicação cálculo biliar dadosbrasil dexlanzoprol dr nassif endocrinologia endocrinologista esofagectomia esofago estenose hérnia hérnia epigástrica hérnia incisional hérnia inguinal hérnia umbilical ibps megaesofago obesidade omeprazol pancreatite pantoprazol pedra na vasícula refluxo sobrepeso tabagismo vesícula vesícula biliar


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *