O omeprazol, pantoprazol, esomeprazol e  dexlanzoprol pertencem a família dos inibidores de bomba de prótons. O mecanismo de ação deles envolvem uma ligação com as células parietais do estômago de forma irreversível, impedindo de forma permanente a produção de ácido até que essas células morram e seja trocadas.

Justamente por causa desse mecanismo, são medicações muito eficientes no tratamento de doença do refluxo, gastrite e úlceras gástricas. Em um curto intervalo de tempo já se atingem resultados excelentes.

De tão eficientes que eram, até alguns anos atrás, se prescrevia essas medicações de forma continua para muitos pacientes inadvertidamente.

O que se descobriu nos últimos anos é que quando utilizados por muitos anos de forma cotinua, essas medicações podem causar alguns efeitos colaterais indesejados, como explica nesse vídeo abaixo do Dr Lucas Thá Nassif.

É importante entender que esses efeitos acontecem após muitos anos de uso continuo do omeprazol. Mas por curtos períodos de tempo, essa medicação continua sendo extremamente eficiente e recomendada.

Dr. Lucas Thá Nassif

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *