Cirurgia Bariátrica

Já está mais do que provado cientificamente que a cirurgia bariátrica é o método mais eficiente para o tratamento dos pacientes com obesidade grave que não conseguiram emagrecer com o acompanhamento clínico. Mas, ao contrário do que alguns pensam, não é um caminho fácil e envolve várias etapas. A primeira delas é agendar uma consulta com um cirurgião bariátrico para checar os critérios de indicação e tirar todas as dúvidas.

Se a cirurgia estiver indicada, é realizado o encaminhamento para o preparo pré-operatório que deve ser minucioso para controlar as doenças existentes e efetivamente deixar o paciente pronto para uma mudança drástica de vidaA cirurgia em si já está bem estabelecida e hoje tem um índice baixo de complicações, mas se trata de uma cirurgia de porte médio para grande, que envolve uma anestesia geral e deve ser respeitada.

O primeiro mês de pós-operatório é bem delicado, especialmente na progressão de consistências da dieta. Depois disso vem a perda de peso, melhora das doenças prévias e melhora da qualidade de vida. De fato, o resultado sempre vem! Mas essas metas normalmente são batidas e mantidas por aqueles pacientes que ficam mais próximos da equipe multidisciplinar, por isso, o acompanhamento pós-operatório é fundamental e deve ser vitalício.

‘’Arrependimento? Só de não ter feito antes!“ – provavelmente é uma das frases que mais escutamos.

Siga nossas redes sociais para saber mais sobre a Cirurgia Bariátrica

Omeprazol faz mal?

Recentemente, muito se tem falado sobre as consequências e efeitos colaterais do uso contínuo e prolongado dos IBP´s (Inibidores da Bomba de Prótons). Estes medicamentos,