Há 18 anos atrás, 1999, começamos a ouvir falar sobre a obesidade nos Estados Unidos, problema que atingia 30,5% da população americana. Desde então, este número só cresceu, sendo que em 2017 atingiu 40% dos adultos.

Hoje, 20 anos depois, metade da população adulta brasileira está obesa ou com sobrepeso e mais de R$ 84 bilhões anuais são investidos em cirurgias e tratamentos da obesidade, o correspondente a 2,4% do PIB do país. Além da obesidade isolada, pesquisas apontam que 69.3% das causas de mortes são atribuídas a problemas associados à obesidade como: doenças cardiovasculares, neoplasias, respiratórias e diabetes.

Entendendo a importância de debater o assunto e democratizar o acesso à cirurgia bariátrica e metabólica no país, entre os dias 15 e 18 de maio, foi realizado em Curitiba, o XX Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. O Evento reuniu mais de 1,5 mil profissionais da saúde como cirurgiões, endocrinologistas, educadores físicos, nutricionistas e psiquiatras que atuam no tratamento da obesidade na América Latina.

No evento, foram apresentadas novidades em medicamentos, tratamentos, pós-cirúrgicos, alimentação e suplementação adequados aos pacientes bariátricos e também foram debatidos temas como alternativas para melhorar o atendimento nos serviços de cirurgia bariátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a realização de cirurgias por videolaparoscopia e o acesso a cirurgia metabólica para os pacientes com diabetes tipo 2.

A Clínica Nassif, especializada nesta área, compartilhou um pouco de sua experiência enviando 3 vídeos de autoria dos Doutores Luiz Sérgio Nassif, André Thá Nassif e Lucas Thá Nassif. No evento, foram apresentados pelo Dr. André, são eles: BIPARTIÇÃO INTESTINAL PÓS CIRURGIA DE BRANCO-ZORRON, TRATAMENTO CIRÚRGICO DE HERNIA DE HIATO GIGANTE COM SLEEVE INTRATORÁCICO e CONVERSÃO DE BYPASS PARA SLEEVE POR HIPOGLICEMIA