Para respondermos a pergunta, é necessário explicar o que é H. Pylori e qual a sua incidência na população.

O que é a Helicobacter pylori ou H. pylori
A Helicobacter pylori ou H. pylori é uma bactéria que pode habitar o nosso estômago e sistema digestivo. Estima-se que hoje, 50% da população mundial esteja infectado com H. Pylori mas, em grande maioria dos casos, ela não apresenta nenhum sintoma ou problema para o organismo e pode até ajudar na regulação do apetite e saciedade.

Como se infecta com H. Pylori
Pode-se contrair e se infectar com a H. Pylori através de água e alimentos contaminados ou com a falta de higiene, saneamento básico ou o que leve ao contato com fezes e vômitos.

Quais os perigos da H. Pylori
Em alguns pacientes a bactéria H. Pylori entra em descontrole e provocar infecções como gastrite crônica, úlceras gástricas na parede do estômago e, com o tempo, desencadear o desenvolvimento de câncer de estômago.

Fatores de Risco
Ainda há muitos fatos desconhecidos sobre o risco para a doença, mas já se sabe que há alguns fatores que podem provocar o câncer gástrico:

Conclusão
A existência da bactéria é relevante pois é um fator de risco para tumores gástricos e úlceras. Nem sempre necessita tratamento, mas existe uma tendência a se tratar a H. Pilory em todos os pacientes que fazem uma cirurgia gástrica como a Cirurgia Bariátrica e outras gastrectomias e também nos casos de úlceras e gastrites de difícil tratamento. Os demais casos devem ser individualizados.

Fonte: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/viewFile/25553/20344https://www.scielo.br/j/ramb/a/4f3Q8RKPDPzfZMFQSTwJLWH/?lang=pt

Curtiu?