Após apresentar resultados significativos no tratamento de doenças que alteram o funcionamento do metabolismo em pacientes obesos, a bariátrica passou a ser também uma cirurgia com exclusivamente esta finalidade. Ou seja, em alguns casos a cirurgia bariátrica independe da obesidade. Os processos são similares, porém os objetivos mudam.
Enquanto algumas indicações de cirurgia bariátrica podem ter como foco principal o combate à obesidade e redução de peso, outras podem ter o foco mais direcionado as doenças metabólicas. A diferença nesses casos é que seu empenho será em reduzir e controlar as chances de complicações causadas pelo diabetes e outras doenças que integram a síndrome metabólica.
O Dr. Lucas Thá Nassif (CRM-PR 30994/ RQE 22133/ RQE 22134) comenta que no caso do diabetes tipo 2 “a cirurgia bariátrica pode combater as duas causas: a resistência à ação do hormônio causada pela obesidade e a deficiência na produção de insulina pelo pâncreas”.
“Independente da técnica aplicada, o paciente submetido à bariátrica apresenta diminuição na resistência à ação da insulina a partir da perda de peso”, aponta o médico.
Já na segunda causa, o Dr. Lucas Thá Nassif especifica que “existem técnicas que modulam a formação de incretinas, hormônios produzidos no trato gastrointestinal e responsável por retomar a produção de insulina. O principal hormônio envolvido neste processo é o GLP1, existindo também cirurgias bariátricas que trabalham no intestino e aumentam sua produção”.
Sendo indicada principalmente a pacientes com o diabetes tipo 2, a bariátrica tem atuação diminuindo as chances de agravamento da doença. Estes casos não dependem necessariamente da obesidade, uma vez que existem diabéticos magros, mas também em quadro de risco.
Ainda, é importante destacar que em estudo recente publicado na The Lancet –uma das mais antigas e reconhecidas revistas científicas de medicina do mundo –pacientes diabéticos que foram submetidos à cirurgia bariátrica tiveram aumento de nove anos na expectativa de vida, em comparação com outros pacientes que não passaram pelo procedimento.
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/conteudo-publicitario/clinica-nassif/diabetes-voce-sabia-que-a-cirurgia-bariatrica-aumenta-a-qualidade-de-vida-do-paciente/ Copyright © 2021, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.